quinta-feira, 23 de abril de 2009

É nesta sexta (24/04) o show "Sit to learn", que visa arrecadar fundos para escola no Haiti


É nesta sexta (dia 24/04) o show "Sit to learn", que Vox Sambou está organizando a fim de arrecadar fundos para compra de carteiras para uma escola pública de Limbé, sua cidade natal, no norte do Haiti. Para quem lê em inglês, aqui vai o link para a matéria que o Hours.ca publicou a respeito: http://www.hour.ca/news/news.aspx?iIDArticle=17110
Em tempo: na foto, Vox está na faculdade de Educação da Universidade de McGill, onde concedeu hoje (23 de abril de 2009) uma entrevista a David Smith, que está editando o documentário sobre a viagem do Nomadic Massive ao Brasil. A pedagogia do oprimido, de Paulo e Nita Freire, tem um departamento na universidade e é para esse departamento que David trabalha.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Pré-lançamento do CD solo do LF e documentário “Estilo Hip-Hop” no Brasil


Já faz cinco anos que o rapper LF, de São Paulo, está morando em Nova York... E agora falta pouco para chegar aos nossos ouvidos o tão aguardado álbum do ex-MC do lendário grupo DMN! O disco está previsto para o fim deste ano e, se tudo certo, LF irá ao Brasil fazer o pré-lançamento do CD, simultaneamente ao lançamento do documentário “Estilo Hip-Hop”, dirigido por Loira Limbal (a também DJ Laylo) e por Vee Bravo, e do qual LF é um dos personagens (ao lado de Guerrillero - MC do Chile - e Magia - MC cubana-, do grupo Obsesion).
O primeiro CD solo de LF está sendo gravado no estúdio que o rapper natural do Jardim Robru (zona leste de SP) levou dois anos para montar após se mudar para a "capital" do Hip-Hop.
Links relacionados:
http://www.estilohiphop.net/
www.myspace.com/djlaylo
www.myspace.com/eliefi
www.myspace.com/obsesioncuba
http://www.myspace.com/guerrillerokultomc

terça-feira, 7 de abril de 2009

Vox na Casa de Jovens que ele dirige, em Côtes-des-Neiges


Esta postagem é só pra mostrar a foto do Vox com os jovens de países africanos junto a Lokita jogando sinuca ao fundo... Reparem no painel contra o racismo...

Visita à Maison des Jeunes de Côte-des-Neiges


Estive hoje pela primeira vez na "Maison des Jeunes de Côtes-des-Neiges", o centro cultural de jovens dirigido por Vox Sambou desde 2005 aqui em Montreal. No ano passado, quando vim com Gaspar e Panikinho, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco do trabalho que é desenvolvido lá. Vox foi eleito para ocupar o cargo, que exige mais do que estar sentado numa mesa coordenando atividades de entretenimento e, simultaneamente, sobre temas que facilitem a inserção de jovens imigrantes na rotina de Montreal sem que isso signifique "perda da identidade" de origem. Assuntos como racismo, mercado de trabalho, doenças sexualmente transmissíveis e outros integram a rotina do centro. Lokita, jovem de 17 anos, filha de pais dominicanos, é rapper. No centro, ela participa de oficinas para lidar com a profissionalização de sua arte. Nesta semana, ela gravará duas canções no estúdio do centro de jovens (sexta-feira é o dia previsto e eu pretendo estar lá!). A maior parte de suas letras ela compõem em inglês. Mas para falar, o francês é que "sai primeiro". Alguma coisa ela escreve em espanho, língua natal dos pais. Quem quiser conhecer um pouco do trabalho de Lokita, está em www.myspace.com/lokii7a.

domingo, 5 de abril de 2009

Corinthians no Canadá x Vox Sambou jogando uma pelada em Santos




O Corinthians de Ronaldo está "bem cotado" no canal Gol TV (TV por satélite). Desde que Ronaldo iniciou sua participação em campo no time, os jogos dos quais o Coringão participa são religiosamente exibidos AO VIVO pelo canal. Hoje (05/04) será transmitida a partida contra o Mirassol, às 15h do horário canadense/estadonidense. Antes, as exibições de partidas ao vivo do time só figuravam da programação nos campeonatos nacionais (como o Brasileirão), nunca nos regionais, caso do Campeonato Paulista. Há até a explicação sobre as regras do campeonato no site do canal, lá chamado"Brazil Paulista Championship". O Gol TV também tem um programa especial de entrevistas com jogadores brasileiros, o Foot Brazil do logo publicado acima. Além de Ronaldo, são mencionados Rogério Ceni, Zé Roberto e Gustavo Neri, "entre outros", entre os entrevistados "da vez". Voltando ao Ronaldo "do Corinthians": para quem perdeu, veja abaixo o vídeo do primeiro gol do Ronaldo no timão na partida contra o Palmeiras, no dia 8 de março (ver um gol como esse em tempo real, não tem preço!). Em tempo: Vox repetiu tantas vezes essa questão do Corinthians "de Ronaldo" na TV canadense, que ele - amante do futebol! - pode ser considerado o meu grande motivador para este post... (Ademais do meu interesse de inspiração econômico-racial desde a contratação do carioca no time da minha cidade). Nos primeiros links dos mencionados a seguir, é possível assistir a alguns segundos da "pelada" encarada por Vox na praia de Santos, em novembro passado. Sites relacinados a este texto:






Canadá: álbum de fotos no facebook

As fotos do álbum do intercâmbio com o Canadá estão no meu facebook. É possível me adicionar pelo e-mail liliane_braga2003@yahoo.com.br

sábado, 4 de abril de 2009

Show de hip-hop arrecada fundo para compra de cadeiras de escola do Haiti


No dia 24 de abril vai rolar aqui em Montreal (Quebec - Canadá) um show beneficente de hip-hop com artistas renomados na região com a finalidade de arrecadar fundos para a compra de cadeiras e mesas para os estudantes do Liceu Jean-Baptiste Cineas, escola pública de Limbe (norte do Haiti), cidade natal de Vox Sambou - Robints Paul, no registro de nascimento... -, em cuja quadra ele costumava jogar futebol na infância. Apesar de não ter estudado lá, Vox recebeu uma correspondência assinada pelo diretor da escola com uma relação das necessidades atuais da instituição (que são muitas!). Há cerca de 10 anos, Vox teve a oportunidade de imigrar para o Canadá para cursar faculdade de Psicologia graças ao irmão padre que, em missão nos Estados Unidos, conseguiu reunir recurso para trazer os irmãos mais novos para a América do Norte. Vox já é envolvido com iniciativas sociais no município de Limbe, onde seus pais ainda vivem (daí seu nome ter sido lembrado pelo diretor... Outra razão é o fato de que Vox gravou lá o vídeo-clipe de "Idantité", que pode ser conferido no link de seu myspace, abaixo). No mês de junho visitará sua cidade natal, ocasião em que participará da inagurução do orfanato que está ajudando a implementar na região. Na imagem, flyer do evento organizado por Vox aqui em Montreal e que reunirá, além do próprio, o Nomadic Massive, o grupo de Vancouver (costa oeste do Canadá, banhada pelo Pacífico) Sweatshop Union, o iraquiano-canadense Narcy (ex-Nomadic), o marfinense radicado no Canadá Foblaze e Jah Nice, afro-haitiano (um pleonasamo...) de nascimento, criado no Canadá após ter sido adotado por família branca canadense.
Links dos artistas participantes do evento:

Vox Sambou vai ao Brasil em novembro para shows e atividades sociais...



Foi definido hoje um pré-roteiro para a viagem de Vox Sambou ao Brasil em novembro deste ano (2009). São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia estão no roteiro, que vai mesclar atividades sociais e shows do artista haitiano, que levará como "banda de apoio" alguns dos integrantes do Nomadic Massive (coletivo de artistas de Montreal, Canadá) e grupo do qual Vox é integrante. O Nomadic esteve em São Paulo em novembro do ano passado, quando participou de atividades na Ação Educativa, na Fundação Casa de Itaquera, na ONG Eremim (Osasco) - com a participação de Nelson Triunfo -, na Casa de Hip-Hop de Diadema, em evento do Irmandade Negra em Itaquera e - por fim! - encerrou a semana com uma apresentação no Jive Clube. O canadense-senegalês Antoine Mauffette Alavo (na foto com Vox) estará na equipe de produção desta viagem junto comigo. Antoine morou em BH, onde trabalhou com Ibrahima Gaye, da Casa da África, e com o grupo NUC, que esteve comigo em Cuba em intercâmbio realizado em 2004 (por essa razão, o rapaz fala português!!!).

Links associados:

Clã Leste é o campeão do DMC Brasil Campeonato entre Equipes


Acabo de saber pelo meu mano de quebrada (Vila Guarani/Vila Primavera, zona leste de SP), Erick Jay, que o Clã Leste é o campeão do DMC Brasil Campeonato Entre Equipes. Erick é integrante do Clã Leste ao lado do veterano DJ Zulu, RM, Soares, Buiu (Irmandade Negra, de Itaquera)... A notícia chegou fresquinha (o campeonato ocorreu entre 14h e 19h na Boate Jive), vi o e-mail dele agora, 22h... Em setembro, o Clã Leste representará o Brasil na competição de equipes em Londres (no ano passado, DJ RM foi o DJ brasileiro a ir representar o país lá no velho mundo...). Em tempo: I) esta foi a primeira edição do campeonato de equipes no Brasil. II) Os DJs Erick Jay e RM vinham sendo os principais campeões do extinto campeonato Hip Hop DJ, realizado por 10 anos por Kl Jay e Xis em Sampa... Links: 1 - Matéria publicada no site da Caros Amigos em fevereiro de 2008 sobre a fita mixada "Rotação 33", de Kl Jay e o Hip Hop DJ na qual utilizei entrevista feita com Erick Jay:



2 - Myspace do DMC Brasil:



3 - Myspace do Clã Leste:



segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Angel Wainaina, do Kenya para o mundo... Dia do enterro é também o do nascimento da organização AngelTrust


Angel Wainaina (na foto, de vestido verde, à direita), poeta, rapper e ativista do Kenya, foi enterrada hoje, 23 de fevereiro de 2009. Angel, que tinha apenas 25 anos, se encontrava dentro de um supermercado de Nairóbi quando teve início um incêndio e a gerência do supermercado, leviana ou criminosamente, entendeu que deveria trancar as portas da loja para evitar saqueamentos. Eu, Mafoane Odara, Priscilla Ferreira (na foto, à esquerda de Angel), Érica Ferreira (de azul escuro) e Viviane Cruz (entre Érica e Khadim, senegalês) conhecemos Angel em julho de 2008, quando estivemos na Ilha de Gorée (Senegal), para um curso voltado a direitos humanos e questões de gênero. Panikinho, da posse Aliança Negra (Cidade Tiradentes - SP), também conheceu Angel, quando esteve no Fórum Social Mundial em janeiro de 2007, no país natal dela. Lá ele conheceu Ian Kamau, de Toronto, com quem encontrei pela primeira vez em Havana, em julho de 2006... Rachel, nossa amiga da Etiópia, também "conectada" em Gorée, havia comentado encontrar Angel em vários eventos internacionais em África... O que denota um pouco de seu empenho em discutir e conectar-se com soluções para as problemáticas pelas quais militava - juventude, pobreza, racismo, acesso a educação, alimentação, saúde... Angel era também atriz e apresentadora de um programa na Ghetto Radio, no qual fazia circular informações úteis sobre direitos das populações das favelas dos país. Quando nos conhecemos, deixei com ela cópias de CDs do Z'África Brasil e do DJ Kl Jay e ela deixou comigo uma cópia do documentário sobre a Ghetto Radio, do qual é a apresentadora. Nele ela aponta a perda que é para o seu país e para a luta dos direitos civis dos jovens a mortandade entre eles, principalmente por causa de confrontos com a polícia e de complicações decorrentes da Aids e da disseminação do vírus HIV. Angel foi enterrada quase um mês após o incêndio no supermercado, em função da dificuldade da localização de seus restos mortais. Foi por um email do Ian Kamau - também rapper e poeta - recebido HOJE que eu soube que está sendo criada no Kenya uma organização dedicada a promover direitos humanos e o respeito à vida batizada com o nome de "AngelTrust" (numa livre tradução minha, algo como "a crença da Angel" ou "em que Angel acredita"). Aproveito pra fazer uma convocatória: toda ajuda é bem-vinda - falamos de uma causa integrada às questões de quem deseja um mundo menos desigual, como menos racismo, mais acesso a bens vitais essenciais. Seja disseminando a existência da organização; seja informando a organização sobre localidades em que palestras ou oficinas sobre direitos humanos são necessárias; seja com donativos... Para maiores informações, escreva (em inglês) para o Omar Jabbar, da Ghetto Radio (info@ghettoradio.nl). Link para o site da organização: http://angeltrust.org/. Página da radio: http://www.ghettoradio.nl Em tempo: a garota de tranças compridas na foto é Nomsa, da Zâmbia.